O que é real estate e sua relação com o mercado regional

May 03, 2022

Você sabe o que é real estate? Cada vez mais popular em nosso vocabulário, esse termo tem como significado “propriedade real”, muito utilizado no mercado imobiliário para garantir a valorização de uma propriedade, como por exemplo uma indústria.


Ele sempre foi muito comum nos Estados Unidos desde os anos 60, país sinônimo de inovação que envolve o mercado imobiliário. No entanto, nos últimos 10 anos, esse modelo começou a crescer no Brasil, trazendo um novo olhar para o setor.


Isso porque os fundos de investimento imobiliários (FIIs) passaram a fazer parte da carteira de investimentos dos brasileiros, e portanto, mais uma possível fonte de renda. Em períodos de crise, esse pode se tornar uma boa alternativa para conseguir bons lucros.


Um bom exemplo disso foi a pandemia, na qual o setor imobiliário foi um dos poucos que apresentou crescimento em 2021. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), os lançamentos avançaram quase 26%, enquanto as vendas aumentaram em torno de 13%. Já de acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), o setor responde por 7% do PIB.


A seguir, vamos entender melhor sobre como o real estate funciona e como ele pode ser importante para o mercado regional.


O que é real estate?


O termo real estate é tudo o que está envolvido no mercado imobiliário, se remetendo sempre a um bem tangível. O seu principal objetivo é obter lucro a partir de uma transação feita com um ou mais imóveis físicos, como a partir da venda ou do aluguel, ou seja, se referindo a qualquer negociação que envolve esse segmento de mercado.


O real estate no Brasil está relacionado aos bens imobiliários ou imóveis, já que a tradução literal, “propriedade real”, não é um termo utilizado em nossa rotina. Portanto, comércio, imobiliárias, corretores, casas, apartamentos, edifícios comerciais e muitos outros são considerados um real estate, além dos tradicionais FIIs, já que permite lucratividade. 


Um outro exemplo são as indústrias e os loteamentos industriais. Assim como os exemplos citados acima, uma indústria também é considerada um imóvel e, portanto, ela pode apresentar um crescimento para uma determinada região visando os lucros e benefícios para a comunidade local.


Portanto, a partir dessa definição, podemos afirmar que um investimento em real estate é aquele realizado exclusivamente no mercado imobiliário. Para se termos uma ideia, 56% de toda a riqueza está em ativos imobiliário, reforçando o crescimento desse setor.


Os tipos de real estate

O real estate pode ser dividido de duas maneiras, cada um com uma determinada finalidade:


  • Empreendimento para venda: o ganho de renda é conquistado a partir da venda de um imóvel construído com um valor menor. Também pode ser chamado de empreendimento imobiliário
  • Empreendimento para renda: São os chamados aluguéis, na qual o ganho é feito a partir da exploração do imóvel.
  • Fundos imobiliários: investidores conseguem gerar renda passiva a partir da operação e geração de FIIs por parte das empresas, que são as detentoras dos imóveis


A relação entre indústrias e o real estate


Um dos pontos que permite a valorização de uma região tem sido as indústrias. Isso porque elas fazem parte dos chamados submercados que formam o mercado imobiliário e possuem grande participação para entender a necessidade do público-alvo do local.


Com isso, o foco sempre será escolher o melhor projeto para atrair o público certo e atingir as margens de lucros esperadas. 


Uma indústria, quando instala a sua planta em um determinado local, impacta diretamente no desenvolvimento daquela região e, consequentemente, na geração de empregos. Isso melhora a renda dos cidadãos, altera o PIB da cidade e permite que todos tenham maior acesso aos bens de consumo.


Além disso, a região atrai novos moradores, de modo que impacta ainda mais o mercado imobiliário, com a venda de terrenos e construção de novas casas. Portanto, ela consegue aquecer o mercado e participa do desenvolvimento de uma cidade, independentemente da sua finalidade, como armazenagem de produtos, centro de produção e assim por diante.


Em Sete Lagoas – MG, por exemplo, a instalação de uma nova indústria possui mais facilidade do que em outras regiões. A cidade já possui como característica ser industrial e possui grande impacto no real estate, de modo que diversas empresas possuem plantas no local, como a IVECO e a Ambev.


Chegou a hora da sua indústria ser Eco!


O Eco238 é um empreendimento industrial, em Sete Lagoas, pensado para todas as indústrias que buscam o crescimento sustentável, aliando a sustentabilidade com a sua expansão. Ao todo, são mais de 400.000m² em uma região com ótima topografia e a 50 minutos de Belo Horizonte.


Localizado ao lado de um parque ecológico de preservação permanente, a instalação de sua indústria permite o crescimento da região. Isso porque ocorre a geração de empregos, ressaltando que um dos benefícios de Sete Lagoas é a mão de obra especializada local, ou seja, uma ótima forma de gerar lucros e impulsionar o crescimento regional.


Para ser Eco agora mesmo, clique aqui e fale com um de nossos consultores!

O que são bairros industriais
18 jul., 2023
Entenda o que são bairros industriais e como eles podem auxiliar no desenvolvimento do seu negócio.
o que é um centro de distribuição
13 jul., 2023
Entenda o que é um centro de distribuição e como esses locais impactam na redução dos custos logísticos.
Eficiência Logística
11 jul., 2023
Entenda o que é eficiência logística e como a localização da sua empresa pode interferir nesses resultados.
Mais Posts
Share by: