Custos Logísticos na Indústria: como reduzi-los?

Sep 15, 2022

Os custos logísticos referem-se a todos os gastos relacionados com a logística de uma empresa. Em tempos de alta competitividade no mercado, além de cenários econômicos instáveis, saber como reduzir esses custos sem comprometer a qualidade do serviço é fundamental para um negócio prosperar.


Como a logística trata-se de um setor estratégico para as instituições, fatores como planejamento e tomada de decisão de uma boa gestão são fatores cruciais para tornar processos mais eficientes, a fim de reduzir erros e processos repetitivos, e garantir sustentabilidade financeira para a empresa.


Segundo o estudo “Custos logísticos no Brasil”, publicado pelo Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), os custos logísticos representam 12,2% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. No orçamento das empresas, os gastos chegam a consumir 7,6% da receita líquida. Sem uma gestão adequada, esses números tendem a ficar cada vez maiores.


Mas então, como não comprometer o faturamento mais do que o necessário, sem perder a eficiência? Confira no artigo a seguir os principais custos logísticos e como reduzi-los.


O que são custos logísticos?

A logística é uma área que consiste na organização, planejamento e execução de diversos processos de uma empresa, que vão desde armazenamento de produto, passando por transporte e movimentação, até chegar na entrega do produto. Quando falamos de custos logísticos, são as despesas relacionadas às demandas e os processos logísticos da organização.


Geralmente esses custos são associados apenas com estoque, armazenamento e o transporte. No entanto, existem diversos outros esquecidos e desconhecidos e que podem causar um forte impacto nas operações e nas finanças da empresa.


Cada atitude para enfrentá-los é fundamental, desde a opção por uma localização estratégica como um planejamento assertivo.

 

Conheça os principais custos logísticos

Os custos logísticos variam de organização para organização, afinal, envolvem uma série de fatores: são diversos processos na cadeia de suprimentos, que vão desde o envio de insumos pelo fornecedor, passando pela produção, estocagem, até chegar no destino final, que é o cliente. 


Entretanto, alguns custos são únicos e, por isso, destacamos os 7 principais do mercado. Confira a seguir:


Movimentação de materiais

A movimentação de materiais se refere em qualquer mudança de local dos produtos, podendo ser responsável por até 25% dos custos de uma produção. Os principais fatores para esse alto número são falta de tecnologias e um layout mal distribuído.


Embalagem

Nesta etapa, é preciso encontrar um equilíbrio entre os custos de embalagem e os impactos ambientais para não prejudicar a imagem da marca.


A embalagem além de trazer uma boa impressão para o cliente, permite que o acondicionamento correto evite acidentes e defeitos nos produtos, especialmente quando enviados para regiões mais distantes. 


Falta de gestão no estoque e na armazenagem

O gerenciamento de estoque e armazenamento é fundamental, pois qualquer falha pode impactar no faturamento da empresa. Um estoque em excesso, por exemplo, ocupa espaço e gera custos logísticos além do previsto. Já o estoque em baixa, pode fazer com que a empresa perca prazos e vendas por não possuir o produto. 


Então, para manter uma boa gestão de estoque e armazenamento, a empresa gasta com aluguel de galpões, mão de obra qualificada e manutenção das instalações para evitar perda de produtos.


Transporte/frete

O custo de transportes de mercadorias e produtos é um dos que mais representam os gastos totais de uma empresa. As despesas envolvem combustível, pedágio, aquisição e manutenção de veículos, mão de obra, etc. Os valores mudam de acordo com a distância, quantidade e tipo de carga e até o percurso escolhido. Também é preciso incluir eventuais custos de acidentes, roubos de carga e má conservação de rodovias. 


Tributação

O Brasil possui uma legislação tributária complexa, portanto, é importante revisar detalhes com a contabilidade para encontrar maneiras de reduzir a cobrança de taxas, é claro, sem deixar de lado a burocracia exigida. Os tributos, como o ICMS, estão entre os principais custos logísticos pois incidem na compra de insumos, distribuição, transporte, lucro real da empresa, entre outros. 


Falta de tecnologias especializadas

As transformações tecnológicas estão contribuindo para a automação de processos, diminuição de erros e custos, e aumento da produtividade. Por isso, o uso de ferramentas de tecnologia torna-se cada vez mais imprescindível para empresas se destacarem em um mercado tão competitivo. 


Entretanto, é preciso analisar as necessidades da empresa, já que os gastos de compra e instalação de softwares e hardwares também impactam no orçamento.


Pessoas

Todos os custos logísticos mencionados acima precisam de mão de obra. Manter profissionais qualificados em todas as áreas (operacional, liderança, marketing, etc) também impactam no custo final do produto. Nesse caso, as despesas envolvem: salários, encargos, férias, benefícios, afastamentos, treinamentos, entre outros.


Quais as soluções para a redução dos custos logísticos?

Um bom planejamento estratégico é um dos pilares para a redução de custos logísticos sem perder a qualidade. Aqui vão algumas dicas:


Mapeie todos os processos

É importante identificar todas as demandas já conhecidas e também aquelas que não são tão visíveis. Avalie toda a base operacional e padronize práticas para que as etapas se tornem mais eficientes. Revise todo o planejamento periodicamente, buscando refazer os fluxos de atividades para entender todas as operações e verificar onde é possível encurtar tarefas e reduzir custos.


Invista em tecnologias

A tecnologia é uma grande aliada dos mais diversos processos empresariais, sendo fundamental para o aumento da produtividade, otimização da produção e tomadas de decisão ainda mais assertivas. Dentro da logística, isso não é diferente, e a sua utilização pode reduzir em até 30% dos gastos, a depender da sua finalidade.


Treinamento de funcionários

Funcionários qualificados são mais produtivos e executam suas tarefas com maior nível de acerto. Ao realizar treinamentos, toda a equipe se sente mais preparada, diminuindo a quantidade de erros e de possíveis retrabalhos.


Estratégias de armazenagem e distribuição

Ao definir com clareza seus fluxos, a empresa também consegue trabalhar uma estratégia de armazenamento e distribuição dos produtos, planejando quantidade de estoque e rotas para evitar vendas perdidas, atraso nas entregas e insatisfação dos clientes.

 

Planeje todas as operações da empresa

O planejamento é uma ação que deve começar ainda na construção da planta da empresa. Uma opção em tornar essa etapa ainda mais assertiva é a escolha do contrato BTS (Built to Suit ou construir para servir), modelo de locação que regula como devem ser feitas as construções para atender aos desejos do locatário.


Para saber mais sobre os custos logísticos e como reduzi-los, elaboramos um material sobre assunto. Para fazer o download, clique no botão abaixo!

custos logísticos infográfico

Escolha de um loteamento industrial em uma localização estratégica

A localização é um fator chave para reduzir os custos logísticos e nada melhor do que optar por um local estratégico. Trata-se de Sete Lagoas-MG, uma cidade que conta com uma logística especializada e que vem sendo otimizada a cada ano.


Em média, transportes longos podem representar até 50% de todos os gastos, o que torna a escolha de uma cidade localizada estrategicamente ainda mais relevante. Sete Lagoas-MG tem fácil acesso aos principais mercados do país, como São Paulo e Brasília, o que facilita ainda mais essas operações.


Nós do Eco238 somos um empreendimento industrial sustentável localizado na cidade e pronto para receber a sua empresa.

 

Com mais de 400.000m² de espaço e terrenos a partir de 20.000m², disponibilizamos uma infraestrutura completa e flexibilidade à sua escolha. Além disso, toda a construção da sua indústria poderá ser personalizada e planejada conforme a sua demanda, permitindo que a sua indústria caminhe em prol do desenvolvimento sustentável e diminua todos os seus custos logísticos. 


Para conhecer mais sobre o nosso empreendimento, clique aqui e fale com nossos consultores!

O que são bairros industriais
18 jul., 2023
Entenda o que são bairros industriais e como eles podem auxiliar no desenvolvimento do seu negócio.
o que é um centro de distribuição
13 jul., 2023
Entenda o que é um centro de distribuição e como esses locais impactam na redução dos custos logísticos.
Eficiência Logística
11 jul., 2023
Entenda o que é eficiência logística e como a localização da sua empresa pode interferir nesses resultados.
Mais Posts
Share by: