Economia de Sete Lagoas e o seu impacto para o desenvolvimento industrial
De acordo com informações divulgadas pela CNN Brasil, em parceria com a FJP (Fundação João Pinheiro), em 2022, Minas Gerais registrou mais de 9% na participação do PIB, o que equivale a cerca de R$ 924,7 bilhões. Desse número, 28% corresponde ao setor industrial.
Sete Lagoas, localizada em Minas é considerada uma das principais regiões quando o assunto é a instalação industrial, sendo um dos maiores hubs logísticos do país. A cidade hoje apresenta mais de 2600 empresas de grande porte e um grande volume de empresas siderúrgicas e metalúrgicas, contribuindo para as exportações.
Para saber mais sobre a economia de Sete Lagoas, continue a leitura com a gente!
Como a economia de Sete Lagoas se comporta?
Investigar a economia de uma cidade antes de decidir investir nela é um ótimo indicador para guiar a sua empresa nas melhores decisões.
Em relação à economia de Sete Lagoas, é importante os gestores saberem que a cidade se destaca pela grande geração de empregos, consequentes do aumento da demanda de hubs industriais na região. De acordo com o Caravela Dados Estatísticos, quase 12 mil admissões formais foram feitas de janeiro a abril de 2023 - um saldo positivo de 1279 novos trabalhadores.
Uma forte tendência que está impulsionando a economia da cidade é a presença de e-commerces. Ainda segundo a Caravela Dados Estatísticos, houve o registro de 324 novas empresas em Sete Lagoas até maio deste ano. Dessas, 33 atuam pela internet.
A economia de Sete Lagoas é bastante atrativa para os e-commerces, pois há 15 municípios conectados estrategicamente com 4 alças de conexão à região metropolitana de Belo Horizonte. O transporte dos produtos e o frete é facilitado, já que a região conta com o rodoanel da RMBH, tendo aproximadamente 100 km de extensão.
Outro aspecto importante da economia de Sete Lagoas é o decreto de liberação econômica, uma ação do Governo do Estado que tem o objetivo de simplificar processos de custo e garantir o avanço econômico do estado.
Com isso, a região de Sete Lagoas conta com algumas vantagens que são fundamentais para o crescimento das empresas:
- Menos burocratização;
- Menor participação do Estado;
- Atração de investimentos;
- Geração de empresa e renda;
- Maior confiabilidade dos empresários;
- Aumento da segurança jurídica aos empresários;
- Otimização das atividades do governo municipal.
Por ser também um polo industrial, o ICMS, um imposto estadual sobre mercadorias, de Minas Gerais é um dos mais baixos do Brasil. O setor de medicamentos, por exemplo, possui uma tabela que não ultrapassa os 3%; o de eletrodomésticos, chega a no máximo 7%.
Como um hub logístico em Sete Lagoas beneficia a minha empresa?
Os gastos logísticos são uma preocupação para as empresas brasileiras. Por isso, é importante buscar uma área que tenha vantagens estratégicas para melhor fretamento e transporte de materiais, o que também beneficia o cliente final.
A economia de Sete Lagoas já se mostrou como um atrativo, e para aqueles que desejam incluir seu polo logístico na cidade, pode contar com o Hub Logístico do Eco238!
O Eco238 é um loteamento industrial sustentável localizado ao norte de Sete Lagoas. São 360.000 m² de espaço livre para receber a operação da sua empresa, oferecendo a melhor infraestrutura e terrenos com ótima topografia.
Temos o espaço certo para a sua indústria conseguir alavancar. Solicite um orçamento para saber mais!
